Sobre a aversão com pessoas tatuadas

Falarei sobre o comum repúdio, principalmente das pessoas mais velhas, com as tatuagens, sejam elas grandes, pequenas, cobrindo o corpo inteiro, só em um pedacinho etc.. Essa forma de expressão e arte, porque sim, tatuagens são uma ARTE, e como as pinturas e esculturas cada artista tem seu próprio estilo, jeito de desenhar, qualidade, criatividade e técnica.



Não direi que se trata de preconceito porque considero essa falta de aceitação mais como uma questão de faixa etária e até mesmo de como as tatuagens se expandiram na contemporaneidade. É claro que tem gente que tem preconceito, mas isso é da consciência de cada um né.

"A tatuagem tem origem beem no tempo do ronca, lá na pré-historia, onde foram encontrados desenhos de corpos humanos pintados e algumas esculturas com desenhos no corpo. Existe uma hipótese que as tatuagens tiveram sua origem a partir das cicatrizes de guerra e eram consideradas motivo de orgulho.
Na era cristã, os primeiros cristãos utilizam como simbolo uma cruz, as letras IHS, um peixe ou letras gregas marcadas no corpo para se reconhecerem. Após isso, a Igreja Católica da Idade Média baniu a tatuagem na Europa, afirmando ser uma forma de vandalismo do corpo.

Na contemporaneidade, a pele desenhada era marco dos marinheiros e presidiários, depois foi sendo adotada por artistas de musicas, cinema e pessoas comuns." 

Deixada de lado como um simbolo de marginalidade, a tatuagem é uma nova forma de expressão e arte, em que se usa o próprio corpo como tela. Para as pessoas, principalmente as religiosas, que pensam que este é um simbolo demoníaco e uma prática pagã favor esquecer esse pensamento e entender que o fato de você repudiar essa forma de arte e associa-la a uma coisa envolvendo misticismo é algo totalmente sem fundamento, considere apenas que não gosta de tatuagem e nunca faça uma em seu corpo, é mais simples do que levar a julgamento algo que pertence ao outro.

Que tal considerar aquele popular trecho da Bíblia Marcos 12:30-31 "Amarás pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento. E o segundo, semelhante a este é: Amarás ao próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior que estes"? Entrar em um templo ou igreja, usar da Bíblia e do nome de Deus, "excomungar" e acusar o outro por ter um desenho permanente em sua pele que certamente deve haver algum significado na vida daquela pessoa é tão ridículo e hipócrita. Há os que dizem que "aquilo que marca o corpo criado por Deus com certeza não é divino, só pode ser obra do diabo", então explique-me sobre os bebês que nascem com problemas físicos! É como dizer: "o que não é belo e perfeito, sem manchas é agradável aos olhos de Deus". Desculpem - me, mas meu Deus não é assim, ele vai me aceitar com marcas ou sem, aleijada ou não, pintada de preto, azul, amarelo qualquer coisa, porque o que vale está no carácter e consciência de cada um. Parem de ser ridículos com tais ideias e vão gastar tanta criatividade para inventar histórias em alguma atividade comunitária, varrer o lixo da rua, doar sangue, economizar água e luz.. tem tanta coisa precisando em ser feita e você aí se considerando o todo poderoso para decidir o que é certo ou não pra Deus.





Eu admiro muito o trabalho dos tatuadores e até penso em um dia, talvez, fazer uma tatuagem em mim, mas por enquanto apenas sirvo de observadora de outras telas.

1 comentários:

 
Layout feito por Adália Sáe Modificado por Beattriz Simas | Não retire os créditos